Perfil do negociador estratégico

Os profissionais envolvidos nas áreas de contato com empresas de produtos e serviços devem ter foco para realizar negociações de forma sustentável, rentável e saudável com seus “parceiros” fornecedores. O dinamismo exigido dos “compradores” para efetuar negociações eficazes passa pelo planejamento, organização e conhecimento do cliente.

No entanto, “se você não negociar, já estará perdendo dinheiro”, completa o professor e consultor Roberto Nascimento Oliveira ao falar sobre o que ele chama de Comprador Estrategista. Segundo Oliveira, a gestão do COMPRADOR ESTRATEGISTA é composta pela sinergia entre processo, pessoas e sistema, tendo como premissa a visão, os valores e a estratégia do negócio e como foco as necessidades do cliente, visando resultados e crescimento sustentável.

A NEGOCIAÇÃO é um processo de troca de interesses, que leva a um entendimento com resultados que satisfazem a ambas as partes. Cada vez mais as empresas buscam reduzir seus custos para serem competitivas no mercado e precisam melhorar suas margens de rentabilidade para perpetuação dos negócios. Por isso, é primordial a Gestão de todo o ciclo de compras e relacionamento com fornecedores.

O comprador, por sua vez, também precisa além de fazer suas tarefas básicas ser um ótimo NEGOCIADOR. Para isso, como sugere o consultor, é necessário:

* Criar parcerias para obter condições comerciais competitivas

* Desenvolver seus próprios fornecedores, marcas, produtos e serviços

  • Planejar, organizar e criar ESTRATÉGIA antes de começar a negociar
  • Conhecer as necessidades hoje e amanhã do seu cliente
  • Usar o fator humano como diferencial competitivo
  • Ser um negociador estratégico e vencedor!!!

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/comprador-estrategista-roberto-nascimento/

 

POST RELACIONADOS: