10 competências do novo profissional de Compras

O grau de preparação do profissional de compras é diretamente proporcional ao aumento da relevância estratégica da área. A seguir, 10 competências que irão compor o perfil de um profissional melhor preparado para os desafios atuais, segundo o consultor Marcelo Velloso, fundador do Supply em Dia, site voltado à Geração de Valor em Supply chain, Motivação e Liderança.

 

1 – Gestão industrial estratégica: Criação de planos de negócios de longo alcance que podem antecipar o mercado global. Isto é particularmente importante para a compra de commodities.

 

2 – Gestão de categorias: Organizar ou categorizar seus gastos de acordo com bens ou serviços específicos (diretos e indiretos); e ter em mente: qualidade, serviço, risco e custo.

 

3 – Gerenciamento de projetos: Condução do processo de aquisição através da concepção, implementação e gestão de projetos para uma conclusão bem sucedida. Estabelecer responsabilidade, prazos e metas são fundamentais.

 

4 – Gestão de relacionamento: A capacidade de alavancar habilidades interpessoais para estabelecer rapport e desenvolver relações com todas as partes interessadas: fornecedores, clientes e colegas.

 

5 – Habilidades de negociação: A capacidade de persuadir, influenciar e explorar posições e alternativas para alcançar resultados que vão ganhar a aceitação de todas as partes e também irão atender aos objetivos estratégicos de aquisição da sua organização.

 

6 – Perspicácia financeira: A capacidade de aplicar com um amplo entendimento os princípios de gestão financeira e outra informação quantitativa para garantir que as decisões são fiscalmente responsáveis e com base no seu orçamento.

 

7 – Habilidades analíticas: A capacidade de visualizar, articular e resolver problemas simples e complexos e tomar decisões que façam sentido com base em todas as informações disponíveis. Particularmente importante na seleção dos fornecedores.

 

8 – Aptidão para a tecnologia: A capacidade de aplicar e melhorar o conhecimento extensivo ou especializado, as habilidades e o julgamento, avaliando e traduzindo a tecnologia da informação em soluções ágeis e eficazes.

 

9 – Resultados focado: A capacidade para alcançar e superar metas de acordo com padrões internos ou externos de excelência. Está relacionado à paixão e compromisso com a melhoria contínua na prestação de serviços em seu processo de compras.

 

10 – Profissionalismo: A capacidade de pensar cuidadosamente sobre os prováveis efeitos de suas palavras, ações, aparência e modo de comportamento sobre os outros. O profissional seleciona as palavras e ações com maior probabilidade de ter o efeito desejado sobre o grupo ou indivíduo em questão.